Edição 2773

terça-feira
2 de junho de 2015
Edições anteriores


Suzano| Rio Guaió

Obra de captação atrasará, mas Sabesp garante abastecimento

Serviços em Suzano já eram para ter acabado, mas vão se estender pelos próximos dias, sem prazo definido

Publicada em 02/06/15

Daniel Carvalho

Volume será captado na Chácara Sete Cruzes, onde são instaladas adutoras que levarão água para o Spat

Cibelli Marthos
Da Redação

A obra para iniciar a captação de água do rio Guaió, em Suzano, prevista para terminar em maio, será concluída somente nos próximos dias, sem data certa informada pela Companhia de Saneamento Básico (Sabesp). Apesar disso, a estatal garante que o atraso não comprometerá o fornecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo, o que inclui as cidades do Alto Tietê.

O volume será captado na região da Chácara Sete Cruzes, onde são instaladas as adutoras que levarão a água até o Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), além de uma estação elevatória que fará o bombeamento até o ponto onde será repassada para a represa de Taiaçupeba. A expectativa é de que sejam transferidos mil litros por segundo e toda a água seja tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Taiaçupeba, em Suzano.

Em nota, a Sabesp informou que "os serviços de captação do Guaió estão em fase final e serão concluídos nos próximos dias". A companhia ressaltou ainda que se trata de uma obra de porte, sendo nove quilômetros de tubulação, que será concluída em tempo recorde (entre anúncio e conclusão serão quatro meses) e que o atraso de alguns dias não comprometerá a segurança hídrica na Região Metropolitana.

Sobre o novo prazo, a Sabesp justificou dizendo que os dias adicionais "foram necessários porque na execução da obra foram encontrados cerca de 140 metros de rocha, que demandaram técnica de engenharia com uso de argila expansiva ao invés de retroescavadeira". O investimento no projeto, iniciado em fevereiro, é de R$ 28,9 milhões.

O sistema de captação no rio Guaió, bem como o que já foi concluído em Bertioga em janeiro para retirada de água do rio Guaratuba, e outro novo que será desenvolvido para retirada de volume da represa Billings, são as apostas da Sabesp para que não seja necessário iniciar um racionamento. Apesar disso, somente o primeiro projeto já foi terminado, sendo que o último deve demorar mais quatro meses para ser iniciado.



Leia também

Rodoanel

Custo do novo acesso poderá ser abatido da multa à SPMar

O investimento de R$ 160 milhões necessário para que a Concessionária SPMar construa o complexo viário que permitirá Suzano ter um novo acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) poderá ser descontado da multa que a empresa terá que pagar pelo atraso na entrega da obra.<

Continue lendo...

Programa

Frascos de agrotóxicos serão recolhidos hoje

Para facilitar o trabalho dos produtores rurais, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Diretoria de Agronegócios e a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp), realizará hoje a 5ª edição do Programa Municipal de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos.

Continue lendo...

Represas

Mesmo sem chuva, Spat se mantém estável

O mês de maio registrou o menor índice de chuvas do ano, segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Continue lendo...

Praça Cidade das Flores

´Sabores na Rua´ atrai mais de 25 mil

A Praça Cidade das Flores ficou movimentada no último final de semana e reuniu mais de 25 mil pessoas, que prestigiaram o evento "Sabores na Rua", a final do Concurso "O Melhor Pastel de Feira" de Suzano e a apresentação "Frozen - Um Musical Congelante".

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia


Publicidade