Edição 2773

terça-feira
2 de junho de 2015
Edições anteriores


Suzano| Modernização

INTS demite funcionários de ESF

Publicada em 31/01/15

Fernando Araújo/Secoi Suzano

Entidade responsável pelas USFs quer renovar quadro de agentes comunitários

Funcionários que compõem as equipes de Estratégia em Saúde da Família (ESF) de Suzano estão sendo demitidos em função de algumas mudanças no serviço. Conforme o Dat apurou, os grupos atuarão a partir de agora com tablets para registro de informações das famílias, o que deverá reduzir o número de agentes comunitários necessários.

Os desligamentos foram informados por meio de uma denúncia de uma servidora ao Dat, que teve o mome preservado. O caso foi confirmado pela assessoria de Imprensa do Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS), entidade que executa serviços de Saúde na cidade.

O instituto informou, por meio de nota, "que está renovando seu quadro de funcionários e alguns colaboradores serão desligados hoje. Os desligamentos fazem parte do planejamento do instituto para 2015, visando à otimização dos serviços prestados e melhor direcionamento das atividades em Suzano". O número de colaboradores demitidos não foi informado.

De acordo com a denúncia da funcionária, as demissões se deram, principalmente, nos postos de ESF dos distritos de Palmeiras e Boa Vista. O INTS destacou que "não haverá qualquer tipo de interrupção nos serviços por conta da mudança estrutural".

Questionada pelo Dat, a Prefeitura de Suzano se limitou a dizer que está readequando a forma de trabalho do programa, sem diminuir o número de equipes existentes, que hoje são 23 e cobrem 30% do município. A administração afirmou também que cada equipe continuará com um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários.


Tablets
"Um dos motivos pelo qual o trabalho das equipes de ESF está sendo readequado é por conta da modernização do trabalho dos agentes comunitários, que agora contarão com ´tablets´ para inserção dos dados dos pacientes diretamente no Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab)", acrescentou a Secretaria de Saúde de Suzano. Segundo a pasta informou ontem, até o momento o trabalho dos agentes comunitários era feito de forma manual. (C.M.)



Leia também

Modernização

ÁGUA em rua dO CENTRO CHAMA A ATENÇÃO:

Comerciantes de Suzano chamaram a atenção de quem passava na rua 27 de Outubro, no centro, na tarde de ontem para uma água que escorria pela via.

Continue lendo...

SUZANO

Licitação para Caps 24 horas é aberta

A Prefeitura de Suzano abriu licitação para as obras que permitirão que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Suzano possa funcionar 24 horas.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia


Publicidade