Edição 2773

terça-feira
2 de junho de 2015
Edições anteriores


Itaquá| Preservação

Matriz passará por nova restauração

Publicada em 21/10/14

Caio Januario

Igreja Nossa Senhora D´Ajuda fica na região central

Fernanda Fernandes
Da Redação

A Igreja Nossa Senhora D´Ajuda em Itaquaquecetuba, reaberta no mês passado após três anos interditada, vai receber obras de recuperação para que as missas possam ser retomadas no local. Recentemente, a paróquia passou por uma reforma para eliminar os riscos de desabamento que oferecia e foi reaberta em 8 de setembro, dia da padroeira que dá o nome a igreja. No entanto, o prédio ainda precisa receber serviços de melhorias no que diz respeito a restauração do altar, piso, paredes e imagens.

A paróquia localizada na praça Padre João Álvares, 66, no centro, recebeu a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), para que sejam realizadas as obras necessárias na unidade. "Nós contratamos uma arquiteta para tirar o perigo que o prédio oferecia por ser muito antigo. Arrumamos o telhado e a fachada. O que aconteceu foi uma pré-restauração", explicou o pároco da igreja Luiz Renato de Paula. Apenas a pré-restauração ficou em R$ 300 mil e, segundo o padre, só foi possível custear esses serviços por meio de doações e realizações de eventos beneficentes. "Agora temos mais eventos previstos para angariar fundos e fazer as obras que faltam".

Ainda não é possível celebrar missas na paróquia que está aberta apenas para visitações. "Para realizar missa é necessário restaurar o ambiente. No momento, o santíssimo sacramento já está lá, pois estamos recebendo muitas visitas de fiéis", contou o padre.

Segundo o pároco Luiz Renato, a igreja precisa receber serviços de restauração. "O altar é antigo e de madeira, precisa também restaurar o piso, as paredes, o mezanino, a estrutura do sino e os bancos", adiantou. "Hoje, temos sete imagens que também precisam passar por um processo de restauração". Atualmente, essas imagens ficam guardadas e estão expostas apenas as fotos em molduras no altar.


Capa do dia
Capa do dia


Publicidade